A BMW Motorrad iniciou a produção de mais uma motocicleta premium no Brasil, a clássica R 12, mas em nova geração e com o inconfundível boxer de dois cilindros, que faz também papel de quadro, como em outros modelos da linha R.
Com design retrô, a BMW R 12 chega a ter o escape duplo sobreposto, como nas motos clássicas dos anos 60 e 70, por exemplo. Assim, no dia 28 de junho, foi dado o start na produção da R 12 na fábrica da BMW em Manaus.
Tendo o início das vendas no Brasil previsto para setembro deste ano, a BMW R 12 inicia-se no mercado de duas rodas com uma proposta inédita no portfólio da marca por aqui, onde a montadora já produziu 100.000 unidades na Amazônia.
Alex Donatti, diretor da fábrica do BMW Group em Manaus, comenta: “A produção da BMW R 12 na planta Manaus já está a todo vapor, e como única fábrica fora da Alemanha a produzir motos BMW de forma exclusiva, nossa equipe tem se dedicado incansavelmente para garantir que cada unidade da BMW R 12 seja produzida com qualidade e excelência. Desde o design até a montagem final”.
A cruiser clássica da BMW conta com o motor boxer com arrefecimento misto (ar-óleo), e com deslocamento de 1.170 cm³, entregando 95 cavalos a 6.500 rpm.
Na BMW R 12, o tanque é no formato clássico de gota que, com o assento único e o amplo para-lama da roda traseira, criam um design clássico de uma Cruiser.
Isso é graças ao clássico quadro tubular, além do amortecedor traseiro em posição plana e da nova caixa do filtro de ar. Para reforçar a proposta de estilo e pilotagem, a R 12 tem ainda guidão em estilo dragbar.
A R 12 também conta com rodas de liga leve aros 19 polegadas na frente e 16 polegadas atrás, com uma posição de pilotagem mais confortável.