O direito é formado por diferentes áreas, sendo uma das mais importantes, a cível. A Dra. Vanuza Sampaio entende que esse ramo possui grande relevância. Isso porque, é ele o responsável por tratar dos direitos e deveres dos cidadãos, assim como, as relações das esferas públicas e privadas. Mas qual o papel de um advogado que decide se especializar nesse campo? É o que você irá descobrir neste artigo!
Qual o papel do direito cível?
Caso esteja se perguntando sobre o que é o direito cível, saiba que esse é o campo jurídico responsável por controlar e normatizar os deveres e direitos dos cidadãos. Esse é um segmento amplo, que envolve desde as relações entre empresas, até processos e casos relacionados ao âmbito familiar. Por ter essa característica, ele é fundamental para a harmonia e o bom convívio na sociedade.
Quais são as atividades de um advogado de direito cível?
Nesse sentido, uma questão que pode surgir é com relação às atividades realizadas por um advogado especializado na área cível. Pelo fato desse campo ser abrangente, os profissionais que decidem seguir nessa carreira podem efetuar diferentes funções, participando de diversos tipos de casos. Conforme pontua Vanuza Sampaio, isso proporciona maiores possibilidades para esses especialistas.
Desse modo, dentre as muitas atividades presentes na rotina de um advogado cível, algumas que merecem atenção são: participação em processos de compra e venda de imóveis, bens e serviços; resolução de conflitos relacionados a guarda de filhos, pensões alimentícias e divórcios; elaboração de inventários; análise de contratos; auxilio na abertura e fechamento de empresas, entre outras ações.
Como funciona a especialização nessa área?
Para atuar na esfera cível não é necessário que uma pessoa realize uma especialização. No entanto, buscar por uma pós-graduação pode contribuir para o aprofundamento na área, garantindo um conhecimento maior sobre as leis, normas e diretrizes que regem esse segmento do direito. Além disso, seguir por esse caminho também pode valorizar o currículo desse profissional. A advogada Vanuza Sampaio comenta que esse aperfeiçoamento pode auxiliar na rotina desse especialista.
Quais os benefícios de atuar na esfera cível?
Por fim, agora que você conheceu mais sobre a carreira de um advogado especializado em direito cível, resta a seguinte questão: quais os benefícios de escolher essa esfera ao invés das diversas outras presentes na área jurídica? Dessa forma, saiba que uma das principais vantagens de seguir nesse ramo são as possibilidades no mercado, uma vez que esses profissionais podem atuar em diferentes atividades.
Sendo assim, devido às oportunidades de poder trabalhar em diversos campos, esses advogados podem crescer profissionalmente, adquirindo mais experiência. Vale ressaltar também, que é possível que esses advogados se tornem empreendedores, abrindo seus próprios negócios voltados para o ramo. Para a fundadora da empresa Vanuza Sampaio Advogados e Associados, Vanuza Sampaio, essa possibilidade pode proporcionar bons resultados.