Você está pronto para ser surpreendido por uma nova moto Honda? A marca lançou uma pequena esportiva no exterior que impressiona pela tecnologia, mostrando vários recursos que estamos habituados a ver apenas (em algumas) máquinas de alta cilindrada. Conheça a NSP 190!
NSP 190, nova moto Honda de 190 cc
O modelo surgiu na China, numa criação da Wuyang Honda. Na prática, é uma versão derivada da internacionalmente conhecida CB 190, mas com toques de esportividade e diversos itens de série inéditos. Diferente de modelos como a R 15, o foco aqui não é o desempenho, mas sim a tecnologia.
Podemos começar a avaliação desta nova moto Honda pelo design. Seu visual é marcado pela semi carenagem, que promete boa proteção aerodinâmica e também mantém o motor exposto. Além de mais conforto, permite a adoção de belo conjunto visual com farol duplo – e em LED, claro.
Além disso, a carenagem reforça o compromisso do modelo com a esportividade. Esta característica é ressaltada pela posição de pilotagem, com peito levemente inclinado sobre o tanque e os semi-guidões e pés recuados. Ou seja, equilibra a proposta sport sem comprometer o conforto esperado de uma street de baixa cilindrada.
Para fechar, a ficha técnica. A NSP 190 tem motor de 184 cm³, 1 cilindro e arrefecimento a ar. A usina, mesma vista na CB 190R, entrega 16,8 cv e 1,7 kgf.m de potência e torque máximos, a 8.000 e 7.000 rpm. Como dito, uma moto que não busca oferecer um desempenho de pista. O câmbio tem 6 velocidades, há suspensão dianteira invertida e o modelo é leve, pesando 145 kg.
Nova moto Honda surpreende pela eletrônica
Agora, sim, os diferenciais da nova Honda. A NSP 190 se destaca pelo pacote eletrônico generoso, com vários recursos raros na baixa cilindrada. A lista começa com iluminação full-LED, ABS nas duas rodas e controle de tração, mas vai muito além. Veja itens que merecem sua atenção:
- Painel TFT + conectividade
Nada de simples displays LCD ou blackout (LCD invertido). O lançamento da Honda oferece um moderno painel TFT de 5 polegadas – similar ao que a marca adota em modelos bem maiores, como a Transalp 750. Além disso, ele gerencia a conectividade bluetooth com smartphone, que possibilita, inclusive, o espelhamento do GPS.
O pacote também permite se conectar a outros usuários, compartilhando rotas ou trocando informações – num funcionamento similar ao da NMax Connected à venda no Brasil. Ou seja, algo que mesmo grandes máquinas da marca, como a CB 1000R, não têm.
- Controle de câmera de ação
Atualmente, raras motos oferecem a opção de gerenciar câmeras de ação através dos botões da própria motocicleta. É um sistema de conectividade interessante, que permite uma experiência mais profunda e eficiente na hora de captar imagens. E é algo que a nova Honda de baixa cilindrada possui.
A NSP 190 tem conexão com a DJI Osmo 4, rival direta da GoPro. Assim, é possível sincronizar com a câmera e usar todas suas funções de foto e vídeo via botões dedicados no punho esquerdo do piloto.
- Smartphone keyless
Também chamado de smartkey ou keyless, o sistema de partida sem chave é famoso em scooters e motos de alta cilindrada. E tem uma versão interessante na NSP 190. Isso porque a pequena moto Honda pode desbloquear a ignição através da proximidade com o celular, algo ainda raro no segmento duas rodas – especialmente entre modelos de baixa cilindrada.
Quanto custa a nova Honda 190 cc
Agora, um pouco de água fria sobre este lançamento quente. A NSP 190 foi apresentada em Pequim e deve ficar restrita à China neste primeiro momento. Ademais, ainda não teve seu preço divulgado. Vale lembrar que nem mesmo a CB 190R, disponível em vários países e continentes – inclusive a América do Sul – chegou ao Brasil. Ou seja, as chances de ter esta moderna Honda de baixa cilindrada por aqui são remotas.